top of page

Sucessão de gestão e na liderança organizacional

Sucessão é a garantia da continuidade. Um olhar para o futuro com a grandeza de permitir ampliar o que já está feito. O desapego e a compreensão sobre a necessidade de preparar a organização para além do próprio tempo.    

 

O tema pode ser tenso no contexto da empresa. É delicado na família. E especialmente sensível àquele que será um dia sucedido. A Extrato dá uma atenção especial a esse que deve ser o protagonista de um processo sucessório. Aí está uma das razões para tornar prioritário o tema sucessão.

 

A sucessão é muito mais do que passar o comando. É um processo que exige lidar com inúmeras variáveis e pessoas que se interrelacionam. Envolve sentimentos, expectativas, ideais, desejos e necessidade, e algumas vezes, frustrações.

1693250820_c43bd2f874c34bd52bffc172594b7181.225498.png

Assim, além dos requisitos racionais voltados à gestão dos negócios, é necessário o cuidado com as pessoas, e em especial, com as relações entre elas. 


Sim, se pensa muito no futuro num processo sucessório. Alguém estará conduzindo as próximas etapas dos negócios. Dará continuidade ao que foi construído. Portanto há sempre uma história, um passado a ser considerado: o que já foi vivido, experimentado e resultou no que está criado.


É o legado que será transmitido. 


É esse legado que tem significativa importância no processo sucessório. Nele estão inseridos os ideais e os sonhos que ainda que metamorfoseados pelo tempo, foram a essência do que se transformou nos negócios familiares. No legado estão preservados os princípios e as crenças sustentando os valores que orientarão as escolhas e decisões que inevitáveis caberão aos futuros dirigentes. 

bottom of page