extrato@extratodo.com.br    Rua Dom Alberto Gonçalves, 1015 - Casa 01 - Curitiba - PR

  • Facebook Basic Black

Quando confiamos em demasia (parte 2)

23/08/2017

O que acontece quando exageramos na confiança?

 

 

Meta dada, meta cumprida! Essa frase já virou um ditado popular, não é? O que você quer quando tem um objetivo, projeto ou sonho para conquistar? Não é muito difícil imaginar a resposta: que cresça, amadureça, dê frutos.

 

Queremos e confiamos, mas quando não acontece como idealizamos, o elemento desconfiança ganha espaço, como vimos na parte 1 deste texto, gerando dor, raiva ou tristeza, possibilitando o surgimento de uma força contrária, a confiança cega.

 

Segundo Lex Bos, no livro Confiança, doação e gratidão, “a ausência da qualidade da confiança e em virtude do sofrimento por causa da desconfiança que se alastra vagarosamente, o portão é aberto em direção da confiança cega”.

 

E é fácil compreender esse caminho. Pense quando você já não confia mais em algo? O que você faz? Exemplo: Um amigo te desapontou, a organização onde atua toma direções que você não concorda, os serviços públicos falham, empresas não oferecem o que você contratou. Existe uma tendência em buscarmos novas alternativas, outras pessoas para onde apostamos nossas fichas, novos amigos, outras organizações, novas formas de gestão ou outro país.

 

Dependendo do tamanho da dor, da expectativa não atingida, imaginamos novos cenários onde a felicidade ou os resultados que almejamos possam ser possíveis. Nesta busca, novas portas e instâncias se oferecem para darmos o pulo da mudança, se disponibilizam para receber nossa confiança cega: gurus, seitas, ideologias, partidos, líderes, ciências...

 

De forma prática, podemos observar na vida organizacional algumas tendências e alternativas vividas nesta polaridade:

 

 

É fato que existem estas forças que nos levam para o pragmatismo e a ilusão. A busca pelo meio do caminho é viva e dinâmica.

 

É sobre confiança, ou melhor, o desenvolvimento da confiança que será tema da terceira e última parte deste texto. Confira semana que vem.

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

O que você faz com o que te incomoda?

03/05/2017

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo