Como a confiança está impactando o dia a dia de sua organização? (Parte 1)

Você já parou para pensar sobre o que é confiança?

Na nossa rotina diária, ficamos tão imersos nas nossas demandas que muitas vezes não percebemos o quanto a confiança, ou a falta dela, faz parte das nossas relações com as pessoas, coisas e ideias.

Falar sobre confiança e entender como ela é construída ou destruída, nos ajuda a entender as escolhas que fazemos, os caminhos que tomamos e o impacto gerado na cultura organizacional.

Expectativas

Nossa vivência diária é muitas vezes feita das expectativas que temos em relação as coisas. Temos expectativa sobre um produto, uma comida, o chefe, um relacionamento...

Quando nossas expectativas são atendidas, seguimos na rotina, avançando para a próxima expectativa, em passos conscientes ou inconscientes. Mas quando uma expectativa não é atendida, dependendo da importância que damos para o fato, gera uma frustração que pode nos causar grandes perturbações, não é?

E se isso começa a ser recorrente, a situação fica ainda mais difícil.

Se todo dia o ônibus chega atrasado, o colega não diz bom dia, o dinheiro acaba, a violência fica perceptível, as notícias sobre governos corruptos aumentam... A sensação de descrédito na política, pessoas, leis ou economia vão ganhando contornos em nossa mente, impactando a forma com a qual tomamos decisões.

Essa sensação de descrédito nos leva a viver uma falta de confiança, onde a tendência é entrarmos num caminho de distanciamento, controle e busca por segurança, para darmos conta de nossos objetivos.

Neste infográfico mostramos o impacto da desconfiança sobre a perspectiva de uma empresa:

Você reconhece esse sentimento no dia a dia? Na parte 2, vamos continuar essa caminhada, olhando para a polaridade da desconfiança, a confiança cega.

#desenvolvimento #Colaboração #Grupos #Equipes #Liderança #Confiança

Posts Em Destaque
Posts Recentes