extrato@extratodo.com.br    Rua Dom Alberto Gonçalves, 1015 - Casa 01 - Curitiba - PR

  • Facebook Basic Black

Você pegou o trem ou ficou para trás?

12/04/2016

Segundo Jung “gente nasce todos os dias, mas a humanidade só nasceu uma vez”, ou seja, estamos evoluindo cognitiva, psicológica e moralmente há  100.000 anos!!! Já parou para pensar nisso?

 

 

Não fomos sempre os mesmos, ufa! De lá pra cá inventamos novas formas de colaborar e novas formas de nos organizar. Passamos de nômades para sedentários, de coletores para produtores, de míticos para racionais. Hoje a ciência nos dá respostas para aquilo que ainda nem perguntamos.  

 

Nessa caminhada, entre tantas invenções, criamos as organizações! À nossa imagem e semelhança, nasceram de um jeitão esquisito, truculento, onde mandava quem podia e obedecia quem tinha juízo.

 

Por sorte, por sorte não, com muito trabalho as coisas dentro das organizações também evoluíram! Passamos a gerir por processos, por objetivos, de uma estrutura piramidal para quem sabe uma gestão compartilhada, com colaboradores tendo autonomia e quebrando cada vez mais paradigmas.

 

E a liderança, como ficou nessa confusão? Também evoluiu?

 

Sem dúvida! Ser líder hoje não é mais responder somente às demandas internas, é preciso responder às necessidades do mundo. Hoje, no estágio atual de desenvolvimento da humanidade (sim, ainda temos um longo caminho pela frente), as questões estão mais complexas e ser líder ficou ainda mais desafiador.

 

Não importa mais o poder, a autoridade para comandar ou coordenar outros. Ser líder hoje é ser exemplo, é influenciar o pensamento e comportamento de outros por suas ações. É perceber e comemorar cada pequena alegria e beleza nos desafios da vida. É acreditar que o trabalho realizado é uma forma poderosa de contribuir para mudanças significativas no mundo.

 

Acontece que teve gente - e também organizações, que perderam o trem, ficaram para trás. E estão aí no mercado, contratando, vendendo, produzindo, ainda daquele “jeitão” do passado.

                       

Para ser possível, é necessário olhar para dentro, e também para fora! E estou falando mesmo de você, do seu time, da sua organização, do seu entorno, dos diversos stakeholders, no macro e no micro contexto. Quais são os desafios do mundo hoje? Que necessidades podemos atender? Com quais capacidades?

 

 

Pegar o trem é uma escolha sua! Ok, isso vai demandar ações mais conscientes, mas isso você consegue com o desenvolvimento individual, se fazendo perguntas, questionando suas práticas, escutando outras opiniões, se autoeducando.

 

Vamos partir?

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

O que você faz com o que te incomoda?

03/05/2017

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo