Empresas familiares
Entendemos que ao trabalhar com empresas familiares, além e antes dos objetivos inerentes aos negócios empresariais, estamos tocando na expressão de um sonho e valores da família e lidando com relações entre seus membros.
Há um passado, uma história, que possibilitou o que existe hoje. Isso se caracteriza como o legado que precisa ser reconhecido, compreendido e sobretudo, respeitado.
Estamos diante de um universo muito mais amplo e complexo do que seria um grupo de investidores ou quotistas de uma sociedade anônima.
Trata-se do legado de uma família que merece ser preservado em respeito às gerações anteriores, as que o formaram, e as próximas, as que se responsabilizarão em dar continuidade.
Dessa forma, nossa atuação considera fundamental trabalhar os significados que possam existir nesse legado, fortalecendo o engajamento dos atuais e dos futuros envolvidos.
Uma empresa familiar, assim como qualquer empresa, tem suas questões com produção, vendas, com custos, gestão e demais aspectos que caracterizam uma organização empresarial.
Porém há algumas particularidades. Normalmente surgiram de ideais de um empreendedor, ou de uma grande necessidade para manter a família. Em comum, situações em que a dedicação fazia com que a vida pessoal, familiar e profissional se confundisse.
Isso influenciou significativamente de modo recíproco e simultaneamente as culturas familiar e organizacional.
A empresa familiar se mostra mais propensa a vínculos com princípios e valores, intenções em longo prazo. Possuem um processo decisório mais ágil e um ambiente menos burocrático e de relações mais diretas.
Ao mesmo tempo precisa enfrentar certos desafios. Como o de proteger a empresa de eventuais conflitos familiares, ou proteger a harmonia familiar dos problemas empresariais. Conciliar interesses dos diferentes membros da família, sobretudo quando já em gerações seguintes a do pioneiro. E entre outros, gerar recursos para manter a família que de tempos em tempos cresce um pouquinho.